Ultrassonografia da tireoide
Exame de imagem simples, confiável e extremamente útil para diagnosticar diversas doenças que podem acometer a glândula tireoide. O diagnóstico de nódulos tireoidianos permite definir as características ultrassonográficas e o risco de malignidade, o tamanho e localização das lesões que podem, ou não, ser percebidas (a maioria não é) pela palpação da tireoide.
Saiba MaisPAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina)
A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por Ultrassonografia é um método que permite a coleta de células do interior dos nódulos da tireoide suspeitos para possibilitar sua análise pelos patologistas (citologia). O resultado definirá se o nódulo é benigno, indeterminado ou maligno (câncer).
Saiba MaisAblação química por etanol de cistos
Procedimento minimamente invasivo no qual se injeta uma pequena quantidade de etanol 99% em um nódulo da tireoide cístico, ou predominantemente cístico, com objetivo de redução de seu volume.
Saiba MaisAblação por Radiofrequência de nódulos tireoidianos
Procedimento minimamente invasivo utilizado no tratamento não-cirúrgico de nódulos tireoideanos BENIGNOS SINTOMÁTICOS. A técnica de ablação por radiofrequência utiliza energia térmica para destruir nódulos tireoidianos benignos, reduzindo seu volume e posteriormente, eliminando os sintomas compressivos e alterações estéticas.
Saiba MaisTireoide e gestação
Durante a gestação, a glândula da tireoide materna é mais exigida do que fora deste período, por isso, é preciso ter uma atenção especial neste momento da vida da mulher.
Saiba MaisDiagnóstico e tratamentos das doenças da tireoide e paratireoides
Diagnóstico e tratamento de nódulos tireoidianos, câncer de tireoide, tireoidites e das disfunções: hipotireoidismo, hipertireoidismo, hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo.
Saiba MaisCâncer de tireoide
O câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. É o quinto tumor mais frequente em mulheres brasileiras. Apresenta opções de tratamento eficazes que precisam ser individualizadas e discutidas por equipe multidisciplinar para maior precisão e melhor resultado para o paciente.
Saiba MaisNOSSO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
DIAGNÓSTICO CLÍNICO
- Acolhimento humano;
- Avaliação clínica detalhada;
- Exame físico.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM E EXAMES LABORATORIAIS
- Exames laboratoriais (sangue e urina);
- Ultrassonografia da tireoide;
- PAAF de nódulos suspeitos;
- Outros exames de imagem como: Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética (quando necessários).
TRATAMENTO
- Ablação química por etanol de cistos;
- Ablação por Radiofrequência de nódulos tireoidianos benignos.
- Discussão de outras modalidades de tratamento como: cirurgia e iodoradioativo, por equipe multidisciplinar (endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço, médico nuclear, radiologista e patologista) visando uma medicina de precisão e seguimento personalizado para o paciente.